Equipe

Equipe

Tamanho do Texto:

Alexandre Lins Keusen

Faculdade de Medicina 1995 a 2000 na UNIRIO. Especialização em Terapia de Família 1991-94). Mestrado “A Influência da “Emoção Expressada pelos familiares na evolução da Esquizofrenia: Revisão do Conceito” (1990) e Doutorado “Colônia Juliano Moreira: Do asilo ao complexo multi-assistencial: Reflexões sobre a trajetória de uma Instituição psiquiátrica.”(1995) no Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

Profissionalmente: 1981 a 1987 psiquiatra do Hospital Pinel, sendo num período Coordenador da Residência Médica. Em 1987 transferido para Colônia Juliano Moreira, em período no Hospital Jurandir Mandredini, a seguir no setor de Planejamento, coordenando um projeto de reforma. Em 1989 foi ser Diretor do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro até 2007.

Desde então coordena o Setor de Terapia de Família do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e desde 2011 coordena o Programa Entrelaços.


Olga Leão

Psicóloga com mais de 38 anos de experiência no atendimento clínico dedicado à adolescentes e adultos.

Graduação em Psicologia – Universidade Estadual de Londrina/PR (1987). Especialização em Psicodrama – Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama – ABPS (1991). MBE – Responsabilidade Social e Terceiro Setor – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Especialização em Terapia de Casal e Família – Delphos Espaço Psico-Social (2003). Instrumento de Diagnóstico MBTI (Myers Brigs Type Indicator) – Fellipelli (2009). ICI – Integrated Coaching Institute – Certificação Internacional de Coaching Integrado (2008).

Desde 2011 participa da equipe técnica do Programa Entrelaços, uma das atividades do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que têm como objetivo a pesquisa da saúde mental.


Leonardo Figueiredo Palmeira

Médico psiquiatra formado pela UFRJ (1998) e pelo Instituto Philippe Pinel (2001), com mestrado em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ sobre “O processo de constituição de redes comunitárias de apoio e inclusão para pessoas com transtorno mental na cidade do Rio de Janeiro: a experiência do Programa Entrelaços” (2022).
Trabalha no Programa Entrelaços, no Setor de Terapia de Família do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, desde 2011.

Autor do livro “Entendendo a Esquizofrenia: como a família pode ajudar no tratamento?” (Ed. Interciência, 2013) e editor do Portal Entendendo a Esquizofrenia (desde 2009).

Atualmente é doutorando do Instituto de Psiquiatria da UFRJ com um projeto de educação em saúde e pesquisa participativa no campo das psicoses (desde 2024).


Rita de Cassia Ribeiro

Atuação profissional na psicologia clínica, hospitalar, empresarial e organizacional.

Ao ingressar na Especialização em Terapia de Família no IPUB – UFRJ em 2017, conheceu o Programa Entrelaços e fez seu trabalho de conclusão de curso (TCC) baseado em pesquisa realizada com os coordenadores propondo mudanças na estrutura e na forma de expandir o Programa. Participa da equipe técnica como psicóloga desde 2018.

Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula – USU; Formação em Psicodrama pela Sociedade Moreniana – SOMPSI; Pós-graduada em Terapia de Família – IPUB; Formação em Terapia Narrativa e Trabalhos Comunitários – Associação Reciclando Mentes; Perícia Judicial – Curso Beta; Curso Desvendando a Psicofarmacologia – @psicofarm; Pós-graduação em Neurociência Forense – INBS; Mediação Familiar – Método Humanize.


Elias Carim Neto

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975); Especialização em Psiquiatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977); Aperfeiçoamento em Formação de Trabalhadores dos CAPS do Estado do Rio de Janeiro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); Aperfeiçoamento em Reabilitação Psicossocial pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (2000); Coordenação do Hospital-dia Harmonia do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro)– Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (1998/2015); Coordenador Tripartite (CPRJ/IPUB/Fundação Leão XIII) do Programa de Atenção Psicossocial à população em situação de rua portadora de transtornos mentais severos (2000-2015); Participante da equipe técnica do Programa ENTRELAÇOS desde 2016.


Silvana Barreto

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de São Paulo. Atuando no SUS desde 1999, com experiência na Atenção à Saúde em Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Atenção Primária, Atenção Secundária, Alta Complexidade e Educação Permanente. Cursando Mestrado em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ.

Conheceu o Programa Entrelaços do IPUB/UFRJ em 2015, ,quando procurava ajuda para o cuidado de um familiar com diagnóstico de Esquizofrenia.

Participou dos seminários de psicoeducação e do grupo de apoio para pacientes e familiares do Programa Entrelaços.

Atua como voluntária na equipe técnica do Programa Entrelaços desde 2016, participando da organização de eventos e de estudos sobre programas de apoio a pessoas com transtornos mentais e suas famílias.

Compartilhe: